O Que é o Pride Month?


Já é sabido que o mês de junho é mês da representatividade LGBTQ, mas, você sabe a que se deve a escolha do mês? O que representa as paradas LGBTQs? O que representa a bandeira LGBTQ? Não sabe? Então vem cá e descobre um pouco como tudo se deu!!

De 1 à 30 de junho é celebrado o Pride Month ou Mês do Orgulho, não foi por acaso que o mês foi escolhido. Foi em junho de 1969, no dia 28 para ser exato, que ocorreu o levante contra a perseguição policial à pessoas LGBTQ que frequentavam o bar Stonewall Inn em Nova Iorque. O Stonewall Inn era o único bar que a comunidade podia frequentar sem medo de repreensão interna, mas numa batida policial as coisas acabaram saindo do controle, cansados de não terem seus espaços, direitos e respeito, toda a comunidade se uniu contra as pessoas que tanto os oprimia e  nasceu o ato que viria a ser um dos marcos para conquistas da comunidade LGBTQ, milhares de pessoas fizeram parte do levante, mas os três nomes que são apontados como a vanguarda da revolta são: Marsha P. Johnson, Zazu Nova e Jackie Hormona.


No ano seguinte, foi organizada a 1° parada do orgulho LGBTQ, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio acontecido em Stonewall Inn. E desde então, as paradas LGBTQ e vários eventos são realizados durante este mês, como forma de reconhecer a influência que as pessoas LGBT tiveram no mundo, assim como também é uma oportunidade para protestar pacificamente contra a discriminação e a violência, e a favor da dignidade, direitos iguais e aumentar a conscientização política das questões atuais que a comunidade enfrenta.

Bandeira LGBTQ
Significado das cores da bandeira LGBT

A primeira bandeira LGBTQ foi criada por Gilbert Baker a pedido de Harvey Milk que queria criar um ícone para a comunidade LGBTQ, que até então não possuía uma simbologia oficial. O artista se inspirou nos hippies, que enxergavam o arco-íris como um símbolo da paz, e na canção Over The Rainbow, que diz que "além do arco-íris existe um lugar muito bom".


A bandeira foi apresentada pela primeira vez na Parada LGBTQ de 1978 nos EUA, a Primeira versão da bandeira era diferente da que temos hoje, ela foi criada contendo 8 cores, o rosa que significava a sexualidade, o indigo que significava serenidade e o turquesa que significava mágica e arte. Ainda em 1978 o rosa foi retirado da bandeira, alguns dizem que a causa foi a dificuldade de obter a tinta rosa outros para baratear os custos da bandeira. No ano seguinte 1979 o turquesa e o indigo foram substituídos pelo azul, pois, os organizadores do desfile de São Francisco queriam dividir a bandeira em dois para decorar os dois lados do desfile e para isso era preciso um número par de cores o que resultou na versão que temos hoje. Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. 

8 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Ahhh, que post mais maravilhoso, cheio de informações interessantes! Adorei saber, principalmente, os significados das cores da bandeira.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oi migoooo!

    Muito feliz que você tá usando um espaço tão legal para falar de um mês tão importante! Já estou doida para ver os outros posts. Eu já sabia do porquê de junho ter sido escolhido e também conhecia a história da bandeira, mas achei super importante você trazer essas informações para os outros leitores. Arrasou! <3

    Bjs!
    https://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Alisson.

    Gostei demais do seu artigo publicado porque realmente não sabia deste acontecimento histórico. Parabéns pelo texto e pela postagem linda.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá adorei o post, não conhecia o termo e fiquei feliz de ler sobre por aqui, espero que tenhamos muitos desses posts para aprendermos um pouco a cada dia :)

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Nossa, super interessante saber mais sobre esses assuntos, que mostra que tudo tem uma história por trás né?! Já tinha me questionado do porque da escolha desse mês para a representatividade, e agora fiquei sabendo um pouco mais sobre. Ótima postagem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Incrível como vc explica o significado e a raiz de cada símbolo com clareza e simplicidade. Eu particularmente nao conhecia muito sobre a base do movimento LGBT+ e a sua matéria abordou de um jeito de fácil compreensão. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Que perfeição de post! Eu não sabia o porquê da escolha do mês e gostei de ver também mais detalhes sobre as cores da bandeira, eu realmente não sabia.

    ResponderExcluir
  8. Que post incrível! Eu sabia sobre a campanha, mas não tão afundo assim e amei saber o significado das cores da bandeira

    ResponderExcluir